Peru entre amigos
Peru entre amigos
Adson Maurício (foto) descreve trip irada com amigos para o norte peruano
Por Adson Maurício
![]() |
Adson Maurício detona as esquerdas do norte peruano. Foto: Nina. |
Bom galera, essa surf trip começou a ser programada há um ano e meio, quando Lídio foi pela primeira vez para Lobitos. Ele me mostrou imagens de ondas que eram o sonho de qualquer surfista, então nos programamos pra fazer essa que seria a primeira de muitas surf trips que viriam.
Saímos do Brasil no último dia 31 de maio à noite, chegamos à capital peruana, Lima, no dia 1 de junho, próximo ao meio-dia (horário local). No aeroporto, fomos recebidos por Michel, amigo do Lídio.
Falando nisso, se vocês forem pra lá e não der pra pegar o bus ou avião em direção ao Norte do país, é bom dormir em Miraflores, um bairro de Lima que tem tudo perto e fica a uns 15 minutos da rodoviária.
Lá tem algumas empresas de ônibus que levam para Talara. Nós fomos pela CIAL, que custa 70 soles na classe econômica ou 100 soles a executiva, é bom lembrar que são 18 horas de viagem dentro do ônibus.
De Talara até Lobitos tem topic ou motoneta, que é bem barato. Voltando ao assunto surf, eu, Moreno e Marcelo surfamos no primeiro dia em Piña Rosa. Era o melhor pico, pois a região de Punta Hermosa não estava legal.
Fomos com Roberto Muelas, um amigo que é dono da Olas Perú, escolas de tablas de lá, e surfamos ondas de até 2 metros. Pela tarde, surfamos a única direita da trip, localizada no centro.
![]() |
Lídio Cruz curte mais uma temporada nos tubos peruanos. Foto: Nina. |
Lídio chegou no dia 2 à noite, estava vindo de El Salvador e já no outro dia fomos surfar Lobitos. Saímos no dia 3 e chegamos no dia 4. Pegamos Lobitos com 1 metro perfeito e um crowd de aproximadamente 50 pessoas. Depois de uma boa sessão de surf em Lobitos, comemos rápido e voltamos pra água, desta vez num pico chamado Baterias.
Apesar da distância, surfamos ondas bem maiores e vimos um leão marinho, lá é chamado de lobo marinho, daí o nome do pico. Eles são os verdadeiros locais do pico.
Marcelo ficou com um pouco de receio pelo tamanho do animal, mas como eu e Moreno éramos só pilha, corri logo, cheguei no pico pulando da pedra e fazendo uma onda animal. Moreno nem pensou, se jogou logo em seguida e procurou a onda dele. Lídio veio em seguida com Marcelo surfamos até anoitecer.
No dia seguinte, checamos o mar logo cedo e vimos que estava aumentando. Lobitos já recebia séries que ultrapassava os 2 metros. Entramos na água às 6 da manhã e saímos às 9. Achei a temperatura da água agradavél e acabei surfando sem roupa de borracha, já que a água estava com a temperatura boa pra surfar sem roupa de borracha. Pegamos este dia clássico com o fim de tarde com séries de 2,5 metros.
Surfamos um onda incrível chamada Piscinas, localizada no Píer. Na maré enchente é mais perfeito do que se possa imaginar. A onda é animal, parece aquelas que todo surfista desenha quando está naquela aula chata ou ele imagina quando a mulher quer discutir relação. Só quem surfa sabe do que eu estou falando.
Para quem pretende fazer uma trip para o Peru, seguem algumas dicas:
Pousada em Miraflores: Paryruana - 27 soles por pessoa com café da manhã ou 10 dólares.
Pousada em Lobitos: José Antonio - 30 soles por pessoa e mas 10 soles por refeição
Bus Cial: 70 ou 100 soles
Agradecimentos especiais a Forte Surf, Pranchas Luciano Rangel, Pranchas Aleluia, Pranchas Hennek, Al Quality Life e Tortuga Surf Club